terça-feira, 18 de junho de 2013

Alunos visitam espaço dedicado à ciência

Na sexta- feira, dia 08 de março, cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Borel, BE Borel, visitaram o Centro Cultural da Light, no centro do Rio.

O Museu da Energia é um projeto moderno e inovador, onde os estudantes da Educação Infantil podem vivenciar experimentos científicos com temas relacionados à energia elétrica e sua utilização. A eficiência energética e o combate ao desperdício também foram assuntos abordados através de jogos e vídeos educativos. A intenção é despertar no estudante a consciência da importância da energia elétrica e do papel de cada um no uso racional da energia, garantindo a sustentabilidade do planeta.
A realização de atividades educativas fora das unidades escolares é um passo importante no que se refere à apropriação do bairro e da cidade e dialoga com os conceitos de educação integral promovidos e executados pelo Bairro Educador, que também investe na criação de oportunidades que estimulem a integração entre a escola e os responsáveis pelos estudantes.
O BE Borel parabeniza a direção da Escola Municipal Borel pela presença da mãe representante do CEC (Concelho Escola Comunidade) na aula passeio.

Por Eliza Morenno

Sala de Leitura é Inaugurada no EDI Borel

Na última quinta-feira, dia 23 de maio, foi inaugurada a sala de leitura do Espaço de Desenvolvimento Infantil Borel. A festa contou com a presença de representantes da 2° CRE, ex-funcionários, parceiros da escola e os pais dos estudantes.


O espaço tem além de um bom acervo de livros infantis, dois computadores da smart kids com Jogos educativos para crianças, games, desenhos para colorir, passatempos entre outros. O objetivo é fazer da sala de leitura uma extensão da sala de aula para que os pequenos e os professores se sintam mais motivados a praticar leitura e escrita em um ambiente especialmente preparado para essas dinâmicas.


Durante a festa de inauguração as turmas se apresentaram para os convidados e expuseram seus trabalhos baseados em livros infantis como “A Galinha Ruiva”, “Chapeuzinho Amarelo” e “Menina Bonita do Laço de Fita”. A turma E.I 10 apresentou a fábula “O Leão e o Ratinho” usando máscaras que representavam os animais da história.


É com muita satisfação que o Bairro Educador parabeniza à direção, coordenação e todos os funcionários pelo empenho em garantir aos estudantes mais um espaço de referência para o aprendizado.

Por Eliza Morenno